quinta-feira, 2 de junho de 2011

PARABÉNS, SEUS LINDOS!

Algumas horas de atraso, porque esse dia foi comemorado ontem, mas estoy aquí!! Feliz dia internacional do intercambista, seus lindos! Parabéns a você (nós), que fez  - ou fará - sua parte para melhorar o mundo, trazendo e levando culturas diferentes para todos os lugares. E é com muita felicidade que eu lhes disponibilizo um texto feito pela minha querida irmã e ex intercambista nesse dia tão especial para nós. Vale a pena ler, porque ficou bonito demais!

"Ser ou não ser um intercambista? Eis a resposta.

Intercâmbio cultural é, basicamente, aprendizado (lernen e kennen lernen). Um intercambista aprende, mais que tudo. Aprende um novo idioma, aprende a passar frio, aprende a ser pontual, a conviver, a errar, a melhorar, a superar, a aproveitar o tempo ou a ter que gastá-lo em vão de vez em quando, a engalobar, a cultivar, a se desenvolver, a lidar com a distância em todos os seus aspectos, a aprender. Aprende o real significado de amizade, aprende sobre a própria cultura através de uma outra cultura que é, também literalmente, tão distante.

Uma vez que se é um intercambista, nunca se deixará de sê-lo. Hoje posso me considerar uma intercambista, por ter passado por todos aqueles estágios de aprendizado e ter a consciência de que isso não acaba: o aprendizado é para a vida e pela vida. Sou uma intercambista porque nunca quero deixar de aprender e conhecer, a todo tempo penso nas minhas próximas oportunidades de intercâmbio, em diversos lugares, com diversas pessoas e para diversos tipos de experiências, mesmo que elas não se realizem. Intercambio até na minha cidade natal, quando falo sem mensuras sobre as vantagens de se fazer um intercâmbio, ou quando entro no Facebook e vejo as fotos, os vídeos, converso com pessoas que, assim como eu, ainda colhem os frutos daquele ano que se passou tão rápido.

Mas ser um intercambista é como ser uma pessoa. Como é que se define ‘pessoa’, afinal? Elas podem ser de tantas maneiras, tão diferentes... É claro que podemos generalizar e apontar as características em comum, mas não estaríamos distanciando elas ao invés de aproximar? Os intercambistas simplesmente sabem que o são, mas podem ser definidos também de maneiras variadas, e podem manifestar características, mentalidades e experiências de intercâmbio até antagônicas uns dos outros!

Eu tive o prazer de conhecer intercambistas maravilhosos, cada um com seu jeito peculiar, maluco, especial... Pude participar e observar todo o processo de ‘evolucão intercambiária’ deles, assim como eles fizeram comigo. É verdade, passamos por isso. Chegamos ‘cru’ em um país onde não entendemos quase nada do que se é dito nas ruas, vivendo numa casa de estranhos, e voltamos pra casa simplesmente diferentes, correndo o risco de estranhar nossa própria vizinhança. O intercâmbio é só um empurrão pro nosso amadurecimento, e a gente se vê conectado com o mundo inteiro sem precisar de internet (mas, convenhamos, é claro que ela ajuda e dá manutenção).

Hoje agradeço por ter a internet e por ter tanta gente especial na minha vida que só conheci por causa do intercâmbio. Agradeço por ter tido a oportunidade de viver a experiência que vivi, exatamente do jeito que vivi. Eu poderia fazer tanta coisa diferente, errei em tantas coisas e há tanta coisa que poderia ter sido melhor, mais bem aproveitada, mas eu não faria nada diferente. Valeu à pena do jeito que foi, e eu sei disso por ter, hoje, um ano depois, essa certeza de que nada foi em vão!

Agora eu olho pra trás com saudade. Não nostalgia, mas saudade, uma lembrança boa. E olho pros meus amigos seguindo em frente com certo orgulho de ter feito parte do aprendizado deles, e vontade de continuar lá, compartilhando as vivências, mesmo sabendo que não é mais assim. Parece que foi um sonho, algo paralelo, além da nossa realidade, só sei que não foi porque a gente colhe algo disso. Marco os acontecimentos da minha vida como anteriores ou posteriores ao intercâmbio, e não só pela temporalidade, mas também pelo aspecto diferente que minha vida tinha, e isso não é à toa. Que bom termos um dia só pra gente! Feliz dia do intercambista! E faça desse título sempre constante, sempre um motivo de orgulho!!

Helgoland, distrito 1890


“O caminho mais curto até nós é a volta ao mundo”, e nós já demos o primeiro passo ;)


(a gente tem que conviver com o diferente a lot, mas não achem que é preciso um intercâmbio de um ano inteiro pra aprender isso, né? primeiro que convivemos com o diferente só de existirmos, e segundo que somos brasileiros, pelamor!)"


Então é isso... E você ainda tem alguma dúvida se deve fazer intercâmbio ou não? AH, POR FAVOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário